I Encontro

WhatsApp Image 2018-06-25 at 07.55.09

O I Encontro da Rede de Articulação: Psicologia, Povos Indígenas, Quilombolas, de Terreiro, Tradicionais e em luta por território (I ERA) será realizado entre os dias 7 a 9 de setembro na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema-SP, próximo à cidade de São Paulo. A proposta encontro é uma imersão, possibilitando bons encontros e trocas de conhecimentos.

O trabalho da psicologia em conjunto com essas populações é ainda relativamente recente. Nesse período, se tornou evidente como a psicologia precisa se reinventar para atuar de forma engajada nesses campos. Nossas práticas precisam se abrir para o diálogo e aprendizado com outras culturas, conhecimentos e visões de mundos.

Outro aspecto central para essa atuação da psicologia é a construção de um compromisso ético-político com essas populações se constituído como uma ferramenta para suas lutas por territórios, direitos e autonomia. A história do contato com essas populações, nos remete a um processo de dominação que remonta o período colonial. A descolonização da psicologia é um desafio que acompanha cada passo do trabalho junto a esses povos.

 

Convidamos a todas/os profissionais, estudantes e pesquisadoras/es a estarem presentes conosco nesse primeiro encontro para a construção dessa rede de articulação.

Até lá!!


Parcerias importantes confirmadas no I ERA

Teremos a presença de Julieta Paredes, boliviana de origem Aymará, é uma das impulsionadoras do feminismo comunitário a partir da emergência do conceito Abya Ayala. Julieta é militante, poeta, cantora e escritora. Suas contribuições se destacam pelas contribuições aos movimentos sociais que lutam pela descolonização e despatriarcalização do Estado Boliviano. 

julieta.png

Está confirmada também a presença do parceiro Paulo Maldos que é psicólogo pela PUC-SP, atuou com Educação Popular, com Povos Indígenas, Quilombolas e Povos Tradicionais, com Participação Social e com Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, e iniciou o debate sobre Psicologia e os Povos do Campo no âmbito do Conselho Federal de Psicologia. 34691795_2070153543198535_3300885879706353664_n.png
Teremos a alegria de contar com a presença de Paulo Maldos no I ERA. Participará da abertura do evento, al
ém de discussões em outros momentos.

 

 

Teremos também a presença de Ignacio Dobles, psicólogo, costarriquenho, e um dos principais nomes da Psicologia da Libertação construída em conjunto com Matín-Baró. Suas discussões abordam a violência política nos processos de constituição da América Latina. Atualmente, é professor da Universidade da Costa Rica, onde coordena diferentes intervenções em conjunto com movimentos sociais do campo na luta por direitos.36303034_2085174061696483_2758911992507924480_n

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios