I Encontro

EVENTOPNG.pngO I Encontro da Rede de Articulação: Psicologia, Povos Indígenas, Quilombolas, de Terreiro, Tradicionais e em luta por território será realizado entre os dias 7 a 9 de setembro na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema-SP, próximo à cidade de São Paulo. A proposta encontro é uma imersão, possibilitando bons encontros e trocas de conhecimentos.

O trabalho da psicologia em conjunto com essas populações é ainda relativamente recente. Nesse período, se tornou evidente como a psicologia precisa se reinventar para atuar de forma engajada nesses campos. Nossas práticas precisam se abrir para o diálogo e aprendizado com outras culturas, conhecimentos e visões de mundos.

Outro aspecto central para essa atuação da psicologia é a construção de um compromisso ético-político com essas populações se constituído como uma ferramenta para suas lutas por territórios, direitos e autonomia. A história do contato com essas populações, nos remete a um processo de dominação que remonta o período colonial. A descolonização da psicologia é um desafio que acompanha cada passo do trabalho junto a esses povos.

Convidamos a todas/os profissionais, estudantes e pesquisadoras/es a estarem presentes conosco nesse primeiro encontro para a construção dessa rede de articulação.

Até lá!!

Anúncios